Círio

Ciclo Romaria e Romaria dos Corredores

ACiclo Romaria, com extensão de 7 km, e a Romaria dos Corredores, com aproximadamente 14 km, são procissões realizadas durante o Círio de Nazaré em Belém, tendo, como público-alvo, praticantes de ciclismo e corrida, respectivamente. Ambas partem da Praça Santuário, reunindo milhares de pessoas por motivações como a devoção, a confraternização e a satisfação dada pela prática esportiva.

Caracterizado como uma festividade popular e plural, o Círio envolve práticas culturais relacionadas ao modo de vida dos paraenses, alterando-se e acompanhando as transformações sociais. Dentre as mudanças na sociedade contemporânea, observamos a relação estabelecida entre a atividade física, a saúde e a qualidade de vida, de modo que, os esportes praticados ao ar livre, como a corrida de rua e o ciclismo, se tornam mais comuns.

No início do século XX, já existiam provas de corridas de rua no Brasil. Em Belém, essa prática tem se intensificado com a ampliação do número de provas durante o ano e a formação de equipes. O ciclismo, por sua vez, cresce com a formação de grupos, alguns se destacando pela atuação política no uso do espaço público, contribuindo, por exemplo, para a ampliação do número de ciclovias e ciclofaixas.

Considerando as implicações do Círio no espaço urbano de Belém, a representatividade de grupos de corrida de rua e ciclismo se revelou com a criação da Ciclo Romaria, em 2004, e da Romaria dos Corredores, em 2014, em atendimento, pela Diretoria da Festa de Nazaré, aos pedidos da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, e de uma comitiva de corredores de rua de Belém.

Círio
Foto: Elielson Modesto

Assim, tal como as demais procissões organizadas pela Diretoria da Festa, tais romarias acompanham a imagem peregrina e se diferenciam dos eventos esportivos por não necessitarem de inscrições e não apresentarem caráter competitivo. Os corredores seguem em ritmo de trote e alguns mostram sua devoção levando terços ou imagens da santa, enquanto os ciclistas fazem decorações alusivas ao Círio nas bicicletas.