O Cartaz do Círio

Ocartaz do Círio, um dos principais ícones da Festa de Nazaré, pode ter a importância medida pela tiragem: 900 mil exemplares em 2019. Distribuídos pela Igreja, instituições, empresas e devotos, os cartazes circulam no Pará, também são enviados para outros estados e até para outros países. Por tradição, são afixados nas paredes e vitrines de locais de trabalho, lojas, prédios públicos e, especialmente, nas portas das casas dos moradores de Belém. Ampliado como banner aparece em diversos ambientes, inclusive nas avenidas da cidade. E também ilustra camisetas de devotos e romeiros.

O cartaz anuncia a Festa do Círio mas é principalmente uma peça de evangelização, levando o tema do ano para a meditação dos fiéis nas peregrinações precursoras da romaria principal. O tema surgiu no Círio de 1992, criado pelo arcebispo dom Vicente Zico, e a frase que o resume passou a constar no cartaz.

O primeiro de que se tem notícia foi confeccionado em Portugal, em 1826. No início as peças eram ilustradas à mão com motivos diversos - como a narrativa de milagres atribuídos à Virgem de Nazaré - e depois impressos. Desde 1991 a criação é feita por uma agência voluntária, a Mendes Publicidade, que destaca a foto da imagem da santa, feita por profissionais paraenses convidados, e o tema escolhido pelo arcebispo.

O cartaz de 2019 traz o tema “Maria, Mãe da Igreja” e homenageia os 300 anos da Diocese de Belém. A Catedral Metropolitana de Belém é simbolizada pelos vitrais. No alto, dois pássaros com ramos de oliveira evocam a Arca de Noé e os lírios são uma referência à Maria de Nazaré, denominada “Lírio Mimoso” no hino do Círio.

Em 2007 o lançamento passou a ser aberto ao público, em cerimônia na Praça Santuário, em frente à Basílica Santuário de Nazaré. Acontece em maio e é uma espécie de marco da publicização do Círio. Este ano a foto do cartaz é assinada por Tarso Sarraf, que participa da cobertura jornalística do evento há 26 anos. Cinco cartazes do Círio criados pela Mendes Publicidade já foram premiados no Creativity (Nova Iorque).